Os anabolizantes são hormônios sintéticos utilizados para aumentar o tamanho dos músculos e garantir uma força física e resistência. Para a medicina, eles apresentam sérios riscos para a saúde do coração.
Um estudo feito pela Unidade de Reabilitação Cardíaca e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração, de São Paulo, analisou a saúde de 40 homens entre 18 e 40 anos que se automedicavam com doses regulares de anabolizantes há dois anos.
Os anabolizantes imitam o hormônio masculino testosterona e são utilizados com a finalidade de aumentar a massa muscular e reduzir a fadiga. O estudo concluiu que esses homens apresentam um risco cinco vezes maior de ter um acidente vascular cerebral (AVC), parada cardíaca ou morte súbita do que a população em geral.
Quem faz uso do anabolizante também está suscetível a sofrer com os efeitos colaterais. São relatados distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite). Muitos homens correm o risco de diminuição dos testículos, redução na produção de espermatozóides, calvície, desenvolvimento de mama e infertilidade. Nas mulheres que tomam anabolizantes podem ter alterações menstruais, crescimento de pelos faciais e sofrer calvície.
Anabolizantes prejudicam o coração?
A resposta é sim, o anabolizante está associado a ataques cardíacos e derrames até mesmo em atletas com menos de 30 anos que fazem o uso do anabolizante. Esses esteróides alteram os níveis de lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue. Essa substância, consumida especialmente por via oral, aumenta o nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e diminui nível de lipoproteína de alta densidade (HDL) aumentando o risco de aterosclerose – que pode levar à obstrução do fluxo arterial. Se o sangue tem dificuldade de circular para o coração, aumenta as chances de ocorrer um infarto. Caso ele seja impedido de chegar ao cérebro à pessoa pode sofrer um derrame. Lembrando que os anabolizantes aumentam os riscos de formação de coágulos nos vasos sanguíneos, aumentando ainda mais esse risco.
Apesar de ser uma alternativa rápida e fácil para aumentar a musculatura, os anabolizantes não deixam de ser uma bomba para o organismo. Pense muito bem antes de começar a usar esse tipo de droga, uma vez que ela acarreta tantos riscos á saúde. Não existe fórmula mágica para a obtenção de resultados estéticos e manutenção da saúde, prefira um estilo de vida saudável e alcance resultados de forma natural.
Fonte – Dr. Roger Pereira de Oliveira, Cardiologista com especialização pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) in:http://drrogeroliveira.com.br/anabolizantes-aumentam-risco-de-avc-e-ataque-cardiaco
Nenhum comentário:
Postar um comentário